Páginas

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Romero Britto

Vida e Obra

Romero Britto nasceu em 6 de outubro de 1963. Ele começou sua carreira aos 18 anos em Pernambuco. Mas desde 08 anos já começou a se interessar pelas artes plasticas,e mostrou talento. Atualmente é um dos mais premiados pintores pernambucanos. Britto alega ter criado seus quadros para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Embora bem-intencionado, os resultados estéticos são bastante discutíveis (isto na opinião de alguns), pois, analisando suas obras com olhar crítico e imparcial, o que encontramos é uma diluição repetitiva e pouco original dos pressupostos da pop art como preconizados por Andy Warhol e Robert Rauschenberg, aos quais mistura certos cacoetes estilísticos típicos da arte gráfica das histórias em quadrinhos. A diluição não é demérito, é o que fortalece essa arte inovadora, é que se propõe Romero, instigar a arte com a alegria das cores.Romero de Britto morou em (Recife, 6 de outubro de 1963) é um pintor e escultor Brasileiro.Romero é conhecido como artista pop brasileiro,sendo radicado em Miami. Suas obres caíram no gosto da celebridade por sua alegria, colorido e imaginação, tendo sido alçado para a forma ao realizar a ilustração para campanha publicitária da marca de vodka Absolut.

Carreira

Em 2005, como testemunho de seu impacto sobre a elite política e financeira de Miami, Romero foi nomeado embaixador das artes do Estado da Flórida pelo ex-governador Jeb Bush (irmão de George W. Bush e também membro do Partido Republicano). Concomitantemente, em 2005 e 2006, Romero Britto foi convidado a participar de uma pequena lista de artistas internacionais selecionados para a Bienal de Florença. “Arts and Exhibitions International” convidou Romero para criar uma pirâmide comemorando o retorno da exposição do Tesouro de Tutancâmon a Londres, depois de 35 anos. A pirâmide de Romero é a maior instalação de arte na história do Hyde Park até hoje, com a altura equivalente a um edifício de quatro andares. Foi produzida em tributo às antigas Pirâmides de Gizé, a última das sete maravilhas do mundo antigo. A pirâmide está programada para ficar permanentemente instalada no Museu da Criança no Cairo, Egito. Em 2008, Romero Britto criou uma série limitada de selos postais intitulados Esportes para a paz, que celebraram o memorável talento dos atletas para os Jogos Olímpicos de Beijing, e também mostrou sua arte no famoso Museu do Louvre, em Paris. Britto acredita que “A arte é muito importante para não ser compartilhada”, e esta é uma das razões pelas quais ele criou a Fundação Romero Britto, em 2007.

Estilo

Romero Britto é conhecido como artista pop brasileiro, radicado em Miami. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodca sueca Absolut. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes de Hollywood. Porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada, uma vez que se trata de um artista cujo trabalho é por demais determinado pela indústria cultural, sendo impossível distinguir até que ponto seu trabalho deve ser visto como arte ou como prática de marketing




Amanda Araújo 
                      801

Dica da Professora: Obras de arte – Possibilidades de criação

Romero Britto
Romero Britto (Recife, 6 de outubro de 1963) é um pintor e escultor brasileiro.
Romero é conhecido como artista pop brasileiro, sendo radicado em Miami. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e colorido, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodca Absolut. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos. Porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada, uma vez que se trata de um artista cujo trabalho é por demais determinado pela indústria cultural, sendo impossível distinguir até que ponto seu trabalho deve ser visto como arte ou como prática de marketing.

Aos oito anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar.

Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro: "Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida."

Freqüentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e, aos 17 anos, entrou na Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que só conhecia nos livros.

Na maioria das obras de Romero Britto, ele usa textura gráfica e, geralmente, elas tratam de assuntos importantes para o dia-a-dia. Suas obras, na maioria das vezes, não são exatamente iguais à realidade, pois apresentam linhas, pontos, divisões e fragmentos de sua assinatura (em grande parte das obras).
Atualmente, Romero mora nos Estados Unidos da América, e é casado com a estadunidense Sharon, com quem tem um filho.

Fonte: www.wikipedia.org/wiki/Romero_Brito


Atividade: Pintura inspirada nas obras de Romero Britto.

Objetivos:
a) Conhecer a vida e as obras de Romero Britto, as características dos seus desenhos, as cores utilizadas, as texturas, contornos e temas pintados.
b) Fazer a leitura formal e interpretativa de uma obra do artista. 
c) Criar o próprio desenho e pintar com as características das obras de Romero Britto.

Sugestão 01 - Pintura em caixinha de madeira

Material: Caixinha de madeira, Base Acrílica para Artesanato branca Acrilex, pincel, lápis preto, Tinta Acrílica PVA várias cores, Tinta Dimensional (preta) e Crystal cola (várias cores) ou Canetas permanentes (várias cores).

Modo de fazer:
a) Passe uma demão de Base Acrílica para Artesanato branca em toda a caixinha e deixe secar.
b) Crie um desenho, risque sobre a tampa da caixinha.
c) Pinte com a Tinta PVA, cada pedaço com uma cor. Espere secar.
d) Faça os contornos com a Tinta Dimensional preta.
e) Faça as texturas com Crystal cola.


Sugestão 02 - Pintura em tampa de pizza
  
Material: Tampa de pizza, lápis preto, Tinta Guache ou Acrílica, pincéis, Tinta Dimensional preta e Crystal cola (várias cores) ou Canetas permanentes (várias cores).

Modo de fazer:
a) Crie um desenho, risque sobre a tampa de pizza.
b) Pinte com a Tinta Guache ou Acrílica, cada pedaço com uma cor. Espere secar.
c) Faça os contornos com a Tinta Dimensional preta.
d) Faça as texturas com Crystal cola.


Sugestão 03 - Pintura em tela
Material: Tela,Tinta Acrílica, pincéis, Tinta Dimensional preta e Crystal cola (várias cores) ou Canetas permanentes (várias cores).

Modo de fazer:
a) Crie um desenho, risque sobre a tela.
b) Pinte com a Tinta Acrílica, cada pedaço com uma cor. Espere secar.
c) Faça os contornos com a Tinta Dimensional preta.
d) Faça as texturas com Crystal cola.


Conteúdos trabalhados:

- Leitura formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Romero Britto.
- Linhas, formas, mistura de cores, sobreposição, composição, proporção, harmonia, textura e planos.

Técnicas trabalhadas:

- Pintura chapada com texturas em diferentes bases.
 
Possibilidades de trabalho:- Inicialmente apresente aos alunos as obras de Romero Britto, e, juntos, escolham uma delas
 - Escolhida a obra, façam a leitura formal (linhas, formas, planos, cores, formas, etc).
- No segundo momento faça a leitura interpretativa da obra (O que vejo na obra?, O que está representando, o que me lembra? Qual a mensagem que o artista queria passar? etc).
- Fale sobre o artista Romero Britto, seu estilo, as cores usadas nas obras, os temas que ele aborda, as técnicas, o cubismo, etc.
- Explore os sentimentos que aparecem na obra escolhida, faça uma reflexão sobre os seus próprios sentimentos, crie o seu desenho e pinte com as características do artista.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança mostrará sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação e quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
   
Dicas:
1. Limpe sempre o pincel ao trocar a cor da tinta.
2. Utilize quantas cores desejar.
3. Antes de iniciar os contornos, teste em outro local para se acostumar ao trabalho.
4. Ao contornar a partes do desenho com a Tinta Dimensional preta, apóie o cotovelo para facilitar o trabalho.
5. Faça as texturas com a Crystal cola, bolinhas, linhas, pontos, mini formas geométricas, etc.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário