Páginas

sábado, 15 de junho de 2013

Origem do Mosaico

Mosaico ou arte musiva é palavra de origem alemã, embora a técnica seja antiquíssima. É um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais como (plástico, areia, papel ou conchas), formando determinado mosaico. O objetivo do desenho é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.
A palavra "mosaico" tem origem na palavra alemã mouseen, a mesma que deu origem à palavra "música", que significa "próprio das musas". É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à 1438, na época da greco-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração foram utilizados diversos tipos de materiais e teve diferentes aplicações através dos tempos.
A técnica da arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito moldados com tagliolo e martellina, pedras semipreciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície. Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores.
Em Portugal, destacam-se os mosaicos das ruínas romanas de Conímbriga, datados do século II d.C., além do "mosaico das musas", da villa romana de Torre de Palma (século II - IV d.C.), em Monforte, e os da villa romana de Milreu, no Distrito de Faro, no Algarve - belos exemplares decorativos da época romana.


 Por: Amanda Araújo

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Origem do Mosaico

O mosaico tem origem indeterminada, é uma arte milenar, cujo primeiros testemunhos conhecidos remontam à pré-história, teve um grande  apogeu no Império Romano e posteriormente no Império Bizantino, ambas civilizações se apropriaram do mosaico para decorar muros, paredes, solos e objetos, com excelência   a qual  favoreceu  inestimável valor artístico  à arquitetura das respectivas eras. Até o fim dos séc XIX, o mosaico era considerado uma disciplina paralela à pintura, mediante a qual se efetuavam obras pictóricas de maior resistência que aquela. Atualmente, tem um expressivo ressurgimento no qual explora novas  técnicas e soluções adequadas para o mundo contemporâneo, com elevadas qualidades expressivas, valorizando, inovando e  personalizando o universo decorativo. 




Rafaela Wichineski

Pesquisa sobre Mosaico

Mosaico ou arte musiva é palavra de origem alemã, embora a técnica seja antiquíssima. É um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais como (plastico, areia, papel ou conchas), formando determinado mosaico. O objetivo do desenho é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.
A palavra "mosaico" tem origem na palavra alemã mouseen, a mesma que deu origem à palavra "musica", que significa "próprio das musas". É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à 1438, na época da greco-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração foram utilizados diversos tipos de materiais e teve diferentes aplicações através dos tempos.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Neste Segundo trimestre trabalharemos Música.
Mas o que é Música?
Que tal dar uma olhada neste vídeo, bem interessante, sobre Teoria Musical.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Romero Britto

Vida e Obra

Romero Britto nasceu em 6 de outubro de 1963. Ele começou sua carreira aos 18 anos em Pernambuco. Mas desde 08 anos já começou a se interessar pelas artes plasticas,e mostrou talento. Atualmente é um dos mais premiados pintores pernambucanos. Britto alega ter criado seus quadros para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Embora bem-intencionado, os resultados estéticos são bastante discutíveis (isto na opinião de alguns), pois, analisando suas obras com olhar crítico e imparcial, o que encontramos é uma diluição repetitiva e pouco original dos pressupostos da pop art como preconizados por Andy Warhol e Robert Rauschenberg, aos quais mistura certos cacoetes estilísticos típicos da arte gráfica das histórias em quadrinhos. A diluição não é demérito, é o que fortalece essa arte inovadora, é que se propõe Romero, instigar a arte com a alegria das cores.Romero de Britto morou em (Recife, 6 de outubro de 1963) é um pintor e escultor Brasileiro.Romero é conhecido como artista pop brasileiro,sendo radicado em Miami. Suas obres caíram no gosto da celebridade por sua alegria, colorido e imaginação, tendo sido alçado para a forma ao realizar a ilustração para campanha publicitária da marca de vodka Absolut.

Carreira

Em 2005, como testemunho de seu impacto sobre a elite política e financeira de Miami, Romero foi nomeado embaixador das artes do Estado da Flórida pelo ex-governador Jeb Bush (irmão de George W. Bush e também membro do Partido Republicano). Concomitantemente, em 2005 e 2006, Romero Britto foi convidado a participar de uma pequena lista de artistas internacionais selecionados para a Bienal de Florença. “Arts and Exhibitions International” convidou Romero para criar uma pirâmide comemorando o retorno da exposição do Tesouro de Tutancâmon a Londres, depois de 35 anos. A pirâmide de Romero é a maior instalação de arte na história do Hyde Park até hoje, com a altura equivalente a um edifício de quatro andares. Foi produzida em tributo às antigas Pirâmides de Gizé, a última das sete maravilhas do mundo antigo. A pirâmide está programada para ficar permanentemente instalada no Museu da Criança no Cairo, Egito. Em 2008, Romero Britto criou uma série limitada de selos postais intitulados Esportes para a paz, que celebraram o memorável talento dos atletas para os Jogos Olímpicos de Beijing, e também mostrou sua arte no famoso Museu do Louvre, em Paris. Britto acredita que “A arte é muito importante para não ser compartilhada”, e esta é uma das razões pelas quais ele criou a Fundação Romero Britto, em 2007.

Estilo

Romero Britto é conhecido como artista pop brasileiro, radicado em Miami. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodca sueca Absolut. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes de Hollywood. Porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada, uma vez que se trata de um artista cujo trabalho é por demais determinado pela indústria cultural, sendo impossível distinguir até que ponto seu trabalho deve ser visto como arte ou como prática de marketing




Amanda Araújo 
                      801

Dica da Professora: Obras de arte – Possibilidades de criação

Romero Britto
Romero Britto (Recife, 6 de outubro de 1963) é um pintor e escultor brasileiro.
Romero é conhecido como artista pop brasileiro, sendo radicado em Miami. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e colorido, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodca Absolut. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos. Porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada, uma vez que se trata de um artista cujo trabalho é por demais determinado pela indústria cultural, sendo impossível distinguir até que ponto seu trabalho deve ser visto como arte ou como prática de marketing.

Aos oito anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar.

Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro: "Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida."

Freqüentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e, aos 17 anos, entrou na Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que só conhecia nos livros.

Na maioria das obras de Romero Britto, ele usa textura gráfica e, geralmente, elas tratam de assuntos importantes para o dia-a-dia. Suas obras, na maioria das vezes, não são exatamente iguais à realidade, pois apresentam linhas, pontos, divisões e fragmentos de sua assinatura (em grande parte das obras).
Atualmente, Romero mora nos Estados Unidos da América, e é casado com a estadunidense Sharon, com quem tem um filho.

Fonte: www.wikipedia.org/wiki/Romero_Brito


Atividade: Pintura inspirada nas obras de Romero Britto.

Objetivos:
a) Conhecer a vida e as obras de Romero Britto, as características dos seus desenhos, as cores utilizadas, as texturas, contornos e temas pintados.
b) Fazer a leitura formal e interpretativa de uma obra do artista. 
c) Criar o próprio desenho e pintar com as características das obras de Romero Britto.

Sugestão 01 - Pintura em caixinha de madeira

Material: Caixinha de madeira, Base Acrílica para Artesanato branca Acrilex, pincel, lápis preto, Tinta Acrílica PVA várias cores, Tinta Dimensional (preta) e Crystal cola (várias cores) ou Canetas permanentes (várias cores).

Modo de fazer:
a) Passe uma demão de Base Acrílica para Artesanato branca em toda a caixinha e deixe secar.
b) Crie um desenho, risque sobre a tampa da caixinha.
c) Pinte com a Tinta PVA, cada pedaço com uma cor. Espere secar.
d) Faça os contornos com a Tinta Dimensional preta.
e) Faça as texturas com Crystal cola.


Sugestão 02 - Pintura em tampa de pizza
  
Material: Tampa de pizza, lápis preto, Tinta Guache ou Acrílica, pincéis, Tinta Dimensional preta e Crystal cola (várias cores) ou Canetas permanentes (várias cores).

Modo de fazer:
a) Crie um desenho, risque sobre a tampa de pizza.
b) Pinte com a Tinta Guache ou Acrílica, cada pedaço com uma cor. Espere secar.
c) Faça os contornos com a Tinta Dimensional preta.
d) Faça as texturas com Crystal cola.


Sugestão 03 - Pintura em tela
Material: Tela,Tinta Acrílica, pincéis, Tinta Dimensional preta e Crystal cola (várias cores) ou Canetas permanentes (várias cores).

Modo de fazer:
a) Crie um desenho, risque sobre a tela.
b) Pinte com a Tinta Acrílica, cada pedaço com uma cor. Espere secar.
c) Faça os contornos com a Tinta Dimensional preta.
d) Faça as texturas com Crystal cola.


Conteúdos trabalhados:

- Leitura formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Romero Britto.
- Linhas, formas, mistura de cores, sobreposição, composição, proporção, harmonia, textura e planos.

Técnicas trabalhadas:

- Pintura chapada com texturas em diferentes bases.
 
Possibilidades de trabalho:- Inicialmente apresente aos alunos as obras de Romero Britto, e, juntos, escolham uma delas
 - Escolhida a obra, façam a leitura formal (linhas, formas, planos, cores, formas, etc).
- No segundo momento faça a leitura interpretativa da obra (O que vejo na obra?, O que está representando, o que me lembra? Qual a mensagem que o artista queria passar? etc).
- Fale sobre o artista Romero Britto, seu estilo, as cores usadas nas obras, os temas que ele aborda, as técnicas, o cubismo, etc.
- Explore os sentimentos que aparecem na obra escolhida, faça uma reflexão sobre os seus próprios sentimentos, crie o seu desenho e pinte com as características do artista.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança mostrará sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação e quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
   
Dicas:
1. Limpe sempre o pincel ao trocar a cor da tinta.
2. Utilize quantas cores desejar.
3. Antes de iniciar os contornos, teste em outro local para se acostumar ao trabalho.
4. Ao contornar a partes do desenho com a Tinta Dimensional preta, apóie o cotovelo para facilitar o trabalho.
5. Faça as texturas com a Crystal cola, bolinhas, linhas, pontos, mini formas geométricas, etc.
 

Arte Rupestre

Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre, são termos dados às mais antigas representações artísticas conhecidas, as mais antigas datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente datando de épocas pré-históricas.
Na vida do Homem pré-histórico tinham lugar a Arte e o espírito de conservação daquilo de que necessitava. Estudos arqueológicos demonstram que o Homem da Pré-História (a fase da História que precede a escrita) já conservava, além de cerâmicas, armas e utensílios trabalhados na pedra, nos ossos dos animais que abatiam e no metal. Arqueólogos e antropólogos datando e estudando peças extraídas em escavações conferem a estes vestígios seu real valor como "documentos históricos", verdadeiros testemunhos da vida do Homem em tempos remotos e de culturas extintas.





Amanda Araújo 
                      801

domingo, 2 de junho de 2013

 Como neste trimestre trabalhamos fotografia digital aproveite e faça você agora este curso de fotografia digital grátis. Acesse o link abaixo:


 

Faça um curso de foto gratuito pela internet

http://catracalivre.com.br/geral/dica-digital/indicacao/faca-um-curso-de-foto-gratis-pela-internet/

Atenção Pessoal da 801 ( Oitavão) do Colégio Estadual José Loureiro da Silva- Cidade de Esteio-RS
Chegamos em 29-05-2013 ao final do Primeiro Trimestre de 2013, então, como é natural, a nossa avaliação dos trabalhos entregues e aqui postados seguem o quadro abaixo:


 AVALIAÇÕES DO PRIMEIRO TRIMESTRE:

Av. 01: Releitura do Quadro do Artista Esteiense André...................= 2,0 pontos
Av. 02: Pesquisa sobre o termo "Rupestre".......................................= 0,5 ponto
Av. 03: Contextualizando a obra do artista brasileiro Romero Britto.= 0,5 ponto
Av. 04: Desenhos Geométricos......................................................... = 2,0 pontos
Av. 05: Grafite.................................................................................. =2,0 pontos
Av. 06: Fotografia digital e retrato.................................................... = 1,0 ponto
Av. 07: Gato Quadrado.....................................................................  = 2,0 pontos

FINAL DO PRIMEIRO TRIMESTRE -
ENCERRADAS AQUI AS POSTAGENS PARA ESTE TRIMESTRE
Qual é o Gato Quadrado mais "tri", mais "show", mais, mais...?????
 Sabe né!!!! O gato mais votado levará uma caixa de bombom. Votem nos comentários.
Gato do Alex


Gato da Amanda

Gato da Andrielli

Gato do Ângelo

Gato da Bruna

Gato da Eduarda

 Gato do Eduardo

Gato do Gabriel Costa

Gato do Gabriel Guimarães

 Gato do Jefferson
Gato da Nathália

Gato da Munike

Gato do Luis Felipe

Gato da Kamila

Gato da Paloma

Gato da Rafaela

Gato do Thalles

Gato da Thayna

Gato do Vinícius Garcia



Lembrando que estes quadros postados por último  da turma 801, foram entregue "um pouquinho atrasados".
Releitura do Quadro do André-
Alex

Bruna

Caroline

Eduardo

Luis Felipe

Desenhos Geométricos
Bruna

Caroline

Jefferson

Vinícius Garcia

Mais grafites
Amanda

Bruna

Eduarda

Gabriel Guimarães

Munike

Rafaela